5 virtudes do consultório médico lucrativo

Quais são as 5 virtudes do consultório médico lucrativo?

Grande parte dos profissionais de saúde — envolvidos em consultas diárias e constante capacitação — deixa de lado a gestão administrativa do seu consultório. Porém, hoje nenhum médico pode ignorar esta questão que é fundamental para que o consultório tenha sucesso em longo prazo. A boa notícia é que existem algumas características que praticamente todos os consultórios de sucesso compartilham e você pode adotá-las também.

Confira a seguir quais são as 5 principais virtudes presentes em um consultório médico lucrativo e saiba como você pode colocá-las em prática no seu.

1 – Equipe bem treinada

A equipe de apoio, especialmente a que realiza o atendimento (marcação de consultas, recepção, etc), é a porta de entrada do paciente no consultório. Por isso, ela deve ser bem treinada para oferecer a melhor experiência possível para aqueles que desejam ser atendidos no seu consultório.

Sua equipe deve ser capaz de resolver os problemas do paciente e fazê-lo de uma maneira eficiente. Para isso, é fundamental que você invista em treinamento e orientação constantes. Colher feedbacks dos pacientes também é um passo muito importante para uma evolução contínua da sua equipe.

2 – Humanização do atendimento

A humanização do atendimento também é parte fundamental da experiência do paciente em seu consultório e pode ser determinante para ele decidir se manter fiel ao médico. A humanização passa por diversas questões, como um ambiente acolhedor, atendimento de qualidade e respeito aos horários. Priorizar por uma consulta médica mais próxima e humana também é muito importante.

3 – Presença virtual

Hoje, grande parte dos pacientes procura profissionais de saúde por meio dos sistemas de busca e pelas redes sociais. E como consequência disso, a maior parte dos consultórios médicos lucrativos possui uma presença virtual sólida e de acordo com as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Esta presença começa por um site bem estruturado, que responda às principais questões do paciente sobre o atendimento e ofereça uma visão global do consultório. O médico também deve investir em um canal nas redes sociais ou em um blog, onde poste artigos sobre sua área de atuação e converse diretamente com seus pacientes e potenciais pacientes.

4 – Sistema de agendamento online

Semelhante à característica anterior, hoje um consultório médico de sucesso está investindo em um sistema de agendamento online de consultas. O tempo das pessoas está a cada dia mais curto e como passam boa parte do seu dia na internet, potenciais pacientes têm dado preferência para os consultórios que oferecem agendamento online, nos quais podem visualizar os melhores horários que se adequem à sua rotina.

5 – Fidelização dos pacientes

Muitos profissionais de saúde quando pensam em um consultório mais lucrativo imaginam um número maior de pacientes. Atrair novos clientes é necessário, mas ainda mais importante é a fidelização dos seus atuais pacientes. São eles que retornarão ao seu consultório sempre que precisarem e indicarão seus serviços para amigos, conhecidos e parentes.

Invista na construção de um relacionamento de longo prazo com seus pacientes. Isto pode ser feito através da presença online, mas também ao criar um canal aberto de comunicação e, o mais importante, oferecer sempre um bom serviço.

Existem virtudes que praticamente todos os consultórios lucrativos compartilham e você pode adotá-las para obter sucesso em longo prazo. Fique atento em proporcionar a melhor experiência ao paciente, desde a marcação da consulta até a criação de um processo de fidelização, passando por uma presença virtual sólida. Tenha em mente que ao oferecer o melhor serviço possível, o paciente voltará ao seu consultório médico e o indicará para outros potenciais clientes.

Gostou do post de hoje? Gostaria de compartilhar alguma dúvida ou dica com os outros leitores? Deixe seu comentário!