Como anda a saúde dos profissionais de saúde?

saúde dos profissionais

A saúde dos profissionais de saúde é preocupante? Será que os médicos se preocupam com sua própria saúde? E os outros profissionais de saúde?

É cada vez mais comum que os profissionais de saúde gastem a maior parte do seu tempo cuidando do bem-estar dos seus pacientes e negligenciem o próprio. Isso acontece especialmente pela rotina intensa de trabalho e a necessidade de se atualizar constantemente, participando de cursos, especializações, congressos e pesquisas.

Se esse tipo de situação também acontece com você, confira em nosso post de hoje algumas de nossas dicas de como cuidar de seus pacientes, sem deixar de lado a sua saúde e de sua família.

Atente-se à sua alimentação

Por causa de imprevistos, emergências ou mesmo uma agenda de consultas muito apertada, várias vezes os profissionais da área ficam muitas horas sem comer ou acabam fazendo refeições rápidas e pouco saudáveis — saiba que esse tipo de hábito pode comprometer seriamente a sua saúde. É preciso se esforçar para manter uma alimentação balanceada e assegurar-se de ter sempre às mãos alimentos saudáveis para serem consumidos nos intervalos.

Parece clichê o que estou dizendo, não é mesmo? Mas cabe aqui uma reflexão e um momento de interromper a leitura. Isso mesmo!

Interrompa a leitura aqui mesmo caso a sua alimentação não esteja adequada ou você considere que algum hábito alimentar poderia melhorar. Tome uma atitude agora quanto a isso e não deixe para depois, até porque a sua saúde está em jogo!

Durma bem

Jornadas longas e cansativas precisam ser recompensadas com um sono de qualidade, para que as energias sejam recuperadas e sua saúde não seja prejudicada. Não adianta recomendar que seus pacientes durmam oito horas por dia e não seguir as mesmas orientações em sua própria vida.

E aí? Quantas horas de sono você tem por noite? Há quanto tempo você não tem um boa noite de sono? Vai esperar até quando para melhorar isso e começar a cuidar da sua saúde?

Infelizmente muitos profissionais de saúde esperam se aposentar, ficam sempre esperando as coisas melhorarem, mas a rotina agitada e as noites sem dormir continuam. Quando vai tomar uma atitude?

Pratique exercícios físicos

Embora, provavelmente, a sua maior vontade seja de aproveitar o tempo livre para descansar, existem atividades físicas que são divertidas e prazerosas, além de fazer bem ao corpo de um modo geral. Seja uma modalidade de dança, de luta ou um esporte, o importante é encontrar algo que seja agradável e sirva para movimentar o físico e relaxar a mente.

Não vai me dizer que não tem tempo. Isso é o que muitos dizem. Você, mais do que ninguém, sabe da importância da atividade física para o momento presente e para o futuro.

Previna-se

Muitos profissionais da área sofrem da “síndrome da invulnerabilidade médica”, que faz com que acreditem que estejam imunes a doenças e que não podem ser afetados por problemas de saúde. É essencial estar com as vacinas em dia e fazer exames preventivos de rotina, além de cuidar da saúde mental com profissionais especializados, já que a profissão faz com que alguns profissionais da área da saúde estejam vulneráveis a transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Organize seus compromissos profissionais

Uma boa gestão do tempo é essencial para que você consiga conciliar a vida profissional e a pessoal. Usar a tecnologia a seu favor e ter uma agenda online, por exemplo, pode ajudar na organização dos compromissos e facilitar bastante a rotina. Esse tipo de sistema de gestão pode ajudar no gerenciamento do seu tempo e aumentar sua produtividade, favorecendo também a sua saúde.

E a saúde da sua família?

Todo profissional da saúde sabe que é importante evitar assistir pessoas com quem tenha vínculo afetivo, o que compromete a eficiência do atendimento. Apesar disso, é ideal que dedique atenção aos seus familiares e, em caso de problemas, esteja pronto a reconhecer a necessidade de avaliação de outro profissional, podendo encaminhá-los aos seus colegas.

Lembre-se sempre de que em algumas situações, você precisa se tornar o paciente, para que esteja saudável para cuidar dos pacientes que te procuram. A saúde dos profissionais de saúde é importante para sua família e todos aqueles que ele cuida.

Se gostou das nossas dicas, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que falamos por aqui!