Quando devo ter uma secretária em meu consultório?

secretária

Quando devo ter uma secretária em meu consultório?

Saiba se você deve ou não contar com esse tipo de profissional

 

A necessidade de possuir um profissional para cuidar de sua agenda e recepcionar seus pacientes depende muito da demanda de trabalho do local. No geral, já é uma tradição que médicos, psicólogos e dentistas contem com funcionários para ajudarem a organizar seu tempo, além de cuidar, em alguns casos, de questões administrativas. Porém, com as novas ferramentas implantadas pela tecnologia atual, já é possível cuidar de um empreendimento desse tipo sem depender da presença de outros colaboradores.

Se seu consultório já alcançou a estabilidade desejada e você tem a maior parte dos horários preenchidos, conseguindo também um bom faturamento, não é indicado mexer no que já está dando certo, portanto, continue contando com a presença de uma secretária. Agora, se com a crise e com os problemas ocasionados por ela, você está pensando em aderir a novas ferramentas, como um agendador de consultas online, você pode cogitar cortar as despesas geradas por funcionários.

Da mesma forma, se você se encontra em outro momento da carreira, e ainda está lutando para deixar sua agenda cada vez mais cheia, começar essa empreitada economizando com esse tipo de despesa pode ser uma boa solução. Afinal, plataformas como o Ourotime permitem que você, além de organizar sua própria agenda, realize todo o contato com seus pacientes. Com isso, é possível conciliar a rotina de atendimentos com funções administrativas e organizacionais, e ainda poupar seus recursos.

Porém, para aderir a esse modelo de gestão, é necessário realizar um planejamento bastante completo, verificando todos os fatores que envolvem a administração de um consultório. Afinal, mesmo que seja mais rentável, é sempre bom possuir alguém que fique durante o dia todo no local, possibilitando que você resolva  assuntos mais relacionados ao atendimento de pacientes. Por isso, caso queira não contar com uma secretária ou recepcionista, é importante reservar um pouco do seu tempo para realizar funções como organizar fichas de pacientes, cuidar da recepção do local, pagar contas bancárias e, é claro, recepcionar seus clientes.

Em resumo, não existe receita certa para dizer se é benéfico ou não possuir um profissional que organize sua agenda. A questão é analisar o momento do consultório, os objetivos que se pretende alcançar e o tempo que se tem para realizar funções administrativas e organizacionais. Os benefícios de contar com uma secretária são inúmeros, como ter mais liberdade para resolver assuntos externos e mais tempo para se dedicar à sua profissão. Por outro lado, também é positivo cuidar, você mesmo, de questões fundamentais como agendamento de consultas e recepção de pacientes.