Qual é o tempo médio da consulta médica? Veja aqui como estimar!

tempo da consulta médica

Qual é o tempo de uma consulta?

Um assunto muito debatido ultimamente é o tempo médio de uma consulta médica — tanto a duração da consulta, quanto o tempo gasto na sala de espera podem influenciar a opinião dos pacientes sobre a qualidade do atendimento médico.

Sabe-se que cada paciente tem as suas necessidades particulares, mas qual seria o tempo médio adequado para que os hospitais possam prestar um bom atendimento e ainda assim causar uma boa impressão durante uma consulta médica?

Para ajudá-lo nessa questão, este é o tema do nosso post de hoje! Confira:

O tempo de espera para a consulta

Uma pesquisa realizada pela USP apontou que um dos fatores que mais influencia a opinião dos pacientes é o tempo gasto na sala de espera.

Como em qualquer situação, estar atrasado é o mesmo que dizer para alguém que o seu tempo é mais importante do que o dele, quando na verdade não é. Todo mundo tem coisas importantes para fazer e cumprir horários é uma forma de demonstrar respeito.

Além disso, quanto mais tempo uma pessoa demora para ser atendida, maior a probabilidade dela reclamar da instituição de saúde. Inversamente, quanto menos tempo passar em consulta médica, é provável que ela avalie o médico negativamente também.

A justificativa para isso é a de que as consultas muito rápidas passam a impressão de que o médico não deu a devida atenção, negligenciando os problemas de saúde e tratando o paciente como se ele não fosse importante.

O que realmente conta em uma consulta médica

Ainda que a relação médico-paciente seja boa, a impressão passada sobre o atendimento conta muito para a imagem da instituição, até mesmo como garantia de que o cliente procurará o mesmo médico quando precisar.

Na pesquisa realizada, verificou-se também que os atrasos de médicos que gozam de uma boa reputação ou aqueles com quem o paciente tenha uma forte relação de confiança, tendem a ser mais tolerados.

O fato é que cada situação precisa ser analisada individualmente. Existem casos que realmente precisam de maior atenção, o que irá possivelmente causar alguns atrasos na recepção.

No entanto, o número de profissionais na saúde pública está cada vez mais reduzido (não pela falta de profissionais e sim pelo baixo valor pago para os profissionais) e existe uma procura muito grande pelo atendimento deles, principalmente na saúde pública. Mesmo com o agendamento antecipado, sempre pode surgir alguma emergência ao longo do dia ou mesmo um encaixe que pode deixar a agenda do profissional com horários mais apertados.

Como lidar com essa situação?

Alguns médicos consideram que o tempo adequado para realizar um atendimento seja em torno de 15 minutos. Recomenda-se que exista um intervalo entre cada paciente para possibilitar que esse tempo seja ultrapassado nos casos que requeiram maior atenção, sem que isso cause grande impacto nas próximas consultas agendadas.

Para tentar garantir o maior número possível de atendimentos, os hospitais têm buscado fazer um pré-levantamento da condição do paciente, permitindo que o momento da consulta seja mais direcionado.

Dessa forma, ainda que fique menos tempo com o médico, o fato de ter passado por um enfermeiro ou ter sido ouvido por outro profissional de saúde, ajuda a amenizar a sensação de que o seu problema tenha sido tratado com descaso. Afinal, a qualidade do atendimento precisa ser mantida.

É importante ressaltar que o Conselho Regional de Medicina não determina uma quantidade exata de minutos para cada atendimento, pois ressalta-se a qualidade do atendimento e a diversidade de cada caso, sendo complicado estipular uma quantidade em minutos limite. Deve-se tomar cuidado com a pressão de órgãos públicos para o atendimento mais rápido. Lembre-se que quanto mais rápido o atendimento, maior a probabilidade de acontecer erros e piorar a relação médico paciente.

E você, já percebeu se o tempo de atendimento em seu consultório médico influencia na opinião dos seus pacientes? Quanto tempo acha que seria adequado para uma consulta? Deixe a sua opinião sobre o assunto!

Summary
Qual é o tempo médio da consulta médica?
Article Name
Qual é o tempo médio da consulta médica?
Description
Qual é o tempo da consulta médica? Como estimar o tempo da consulta em um consultório? Como valorizar a consulta particular?
Author
Publisher Name
Saúde Uai
Publisher Logo