Como diminuir as faltas nos consultórios?

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Como reduzir as faltas de pacientes em consultas?

Saiba como evitar ausências frequentes em seu consultório

Ter uma agenda bem organizada e funcionando perfeitamente é uma das principais metas de todo consultório, não é mesmo? O problema é que pacientes que faltam às consultas podem comprometer toda essa organização e ainda gerar prejuízos. As ausências geram horários vagos ao profissional, já que na maioria dos casos não dá para simplesmente encaixar outro no lugar. Com isso, outros pacientes acabam sendo prejudicados, pois gostariam de ter reservado aquele horário antes.

Para evitar essas ausências constantes em suas consultas, é preciso entender porque os pacientes faltam e, assim, adotar novas técnicas e estratégias para reduzir esse percentual. Confira algumas dicas no post de hoje!

Principais motivos de faltas em consultas:

1) Imprevistos

Acontecimentos inesperados podem surgir na vida de qualquer um. Esse é o motivo mais compreensível, já que foge do controle dos pacientes. De qualquer modo, é interessante deixá-los sempre avisados da importância de entrar em contato e comunicar seu não comparecimento. Com isso, será possível que outros pacientes que já chegaram para atendimento possam ter suas consultas adiantadas. Dessa forma, se você não conseguir, de fato, substituir aqueles pacientes, poderá pelo menos reduzir seu expediente.

2) Atrasos

Pacientes nem sempre estão dispostos a ficar horas aguardando seu atendimento. Uma agenda mal organizada, com horários mal distribuídos e que não leva em conta o tempo de cada consulta, pode gerar atrasos. Isso faz com que alguns pacientes desistam de esperar e deixem o consultório antes mesmo de serem atendidos. Além da falta, isso também gera uma má impressão do profissional e do consultório. A solução para esse caso é organizar a agenda de forma mais planejada e com espaçamentos corretos entre cada paciente.

3) Esquecimento

Provavelmente, esse é o motivo da maior parte das faltas. As consultas geralmente são marcadas com certa antecedência e muitos pacientes não são organizados a ponto de terem uma agenda diária de seus compromissos. Mesmo que no momento da marcação a data e o horário sejam anotados em um papel, ele pode facilmente ter perdido ou esquecido.

Como diminuir o não comparecimento

Sabendo que o principal motivo de faltas é o esquecimento, a estratégia mais eficaz para combatê-las é entrar em contato com o paciente para lembrá-lo da consulta. Com isso, ele mesmo terá a oportunidade de, se for o caso, desmarcar ou reagendar o seu atendimento. Mas qual será a melhor maneira de fazer isso? Confira algumas dicas abaixo:

1) Telefonemas

Essa é a prática mais antiga e, mesmo assim, ainda é uma das mais utilizadas pelos consultórios. No entanto, o método já pode ser considerado obsoleto, pois demanda tempo de uma recepcionista ou secretária e custos com telefonia. Além disso, o paciente pode considerar a ligação como incômoda ou invasiva.

2) E-mail

Essa forma de lembrete é bastante prática, já que pode ser automatizada. A única desvantagem é que nem todos os pacientes possuem o hábito de verificar seus e-mails diariamente. Portanto, pode ser que alguns deles não vejam o aviso a tempo.

3) SMS

Atualmente, a prática de enviar uma mensagem para o celular do paciente tem sido  vista como uma das mais eficientes, pelos seguintes motivos:

  • A mensagem pode ser automatizada e não demanda muito tempo de um funcionário para isso;
  • Não precisa ser lida imediatamente, portanto não incomoda o paciente se chega em um momento inadequado;
  • A probabilidade de que todo paciente veja o celular em algum momento é grande.

Automatize ainda mais a sua rotina

A questão principal para diminuir as faltas em seu consultório é saber utilizar a tecnologia a seu favor. Uma das melhores formas de fazer isso é utilizando plataformas de agendamento online, como o OuroTime. Além de automatizar a marcação de consultas, ele também conta com um sistema de envios de SMS automático, que se responsabiliza por avisar seus pacientes sobre os horários de suas consultas.

Agora que você já sabe como fazer para evitar que os pacientes faltem às consultas, confira nosso post sobre como lidar com a armadilha que é uma agenda lotada.