Estou abrindo um consultório agora, o que fazer para ter mais clientes?

Está abrindo um consultório agora?

Infelizmente a vida do profissional de saúde não é tão simples como muitos imaginam por fora. Muitas pessoas acham que basta terminar a faculdade, montar o consultório e começar a trabalhar, esquecem de que ainda possui um desafio maior que é atrair os clientes. Isso não é fácil. Principalmente se você não quer se refém de planos de saúde.

Todo médico, independente de sua especialidade possui algumas dificuldades para conseguir entrar no mercado e ter boas referências. Isso acontece porque a maioria das pessoas ao consultar um médico, pede indicações para amigos, familiares ou até mesmo outros doutores.

Mas não se preocupe, é possível abrir o seu consultório e atrair clientes. Para isso é preciso conhecimento em marketing médico e muito trabalho! Confira:

Encare seu consultório como uma empresa

Trate seu consultório como uma empresa, elabore um plano de negócios que irá te auxiliar a cuidar de todas as questões. O Sebrae pode te auxiliar nessa etapa. Afinal, administrar um consultório médico é muito mais do que apenas atender seus pacientes.

Leve em consideração todo o trabalho que você terá: montar a recepção com todo o equipamento necessário e contratação de secretária (se for necessário), a sala de espera de seus pacientes, que deverá ser confortável, seu consultório com todos os móveis necessários e possuir um bom tamanho, além de definir metas, fazer a gestão de custos e todo o planejamento financeiro.

Encare seus pacientes como o seu público alvo e os seus serviços como o seu produto. Será preciso algumas análises para conseguir entender quem você atende e como conquistá-los. Você verá como fazer isso nos tópicos a seguir.

Não tente abraçar o mundo

Lembre-se: você é médico e não administrador. Se sentir dificuldades em colocar ordem em seu escritório não hesite, contrate um profissional especializado ou mesmo serviços de integração online que podem facilitar e muito na gestão. Muitos consultórios passam por dificuldades porque não sabem administrar o negócio e não querem ter alguém trabalhando para eles. É justamente aí que a integração com serviços online se tornam a melhor opção.

Você terá muito trabalho pela frente e dividir as tarefas não é uma ideia ruim, pelo contrário, é ótima! Se mesmo assim ainda prefere uma secretária você pode dar a ela mais autonomia na clínica facilitando seu trabalho com a integração de serviços online da Ourotime.

Os serviços online além de oferecer mais comodidade ao cliente facilita a gestão da sua clínica. Este serviço é capaz de agendar as consultas de forma autônoma com os horários livres a disposição e também é capaz de receber os pagamentos com os diversos cartões de créditos.

Com a Ourotime até fica mais fácil ser encontrado pelos seus futuros pacientes. Com seu nome e sua especialização em um banco de dados qualquer pessoa pode realizar uma simples busca por atendimentos médico ou de outras áreas diversas em sua cidade e encontrar você diretamente e assim marcar logo a sua consulta e ainda realizar o pagamento. Tudo isso sem nenhuma intervenção humana facilitando ainda mais a sua gestão.

Não é impossível que você faça tudo isso sozinho, então, a ajuda da automação com serviços online se tornam uma excelente opção. Mas prepare-se para suar a camisa com muito trabalho!

Conheça o perfil de seus pacientes

Você precisará conhecer as pessoas que você atende, saber onde moram, com o que trabalham e como vivem. Através disso você conseguirá traçar um perfil de seus pacientes, focando seus esforços e estratégias para um público específico.

Por exemplo, se você é um pediatra, o seu público alvo são crianças e seus respectivos pais. Dessa forma precisará criar formas de atrair esse público. Para as crianças, pode montar um lugar especial na sala de espera e deixar seu consultório um pouco mais divertido para os pequenos. Já para os pais, deverá passar para eles a confiança de que você cuidará muito bem de seus filhos.

Vale ressaltar que a especialização já será de grande ajuda para filtrar o tipo de paciente que você atende. Mas leve em consideração outras questões, como a classe social ou se o seu público prefere atendimento por convênio ou particular. Tudo isso irá te ajudar a decidir como conquistar o seu público.

Uma forma que já se tornou antiga de se fazer conhecido era o atendimento inicialmente por convênios médicos, pois grande parte dos pacientes escolhe seus médicos por ter um plano de saúde específico.

Entretanto, com o avanço das ferramentas isto não é mais necessário. É possível utilizar a Ourotime para ter um alcance mais amplo e ter seu nome nas buscas do serviço facilitando ainda mais o encontro do cliente com a sua clínica.

Não é apenas essa ferramenta que proporciona isso. A utilização das ferramentas do google são ótimas para isso também. São várias as ferramentas que podem te ajudar, como o Google Meu Negócio, Google Orgânico e o Google Ads.

Chame a atenção para seus serviços

Se você está abrindo seu consultório agora é natural que não tenha muitos pacientes. Isso significa que você ainda não é muito conhecido pelas pessoas que possam precisar de seus serviços. Para que você melhore ou crie uma boa imagem diante de seus pacientes é preciso mostrar os seus serviços e claro, os seus conhecimentos.

Uma forma de mostrar que você é um bom médico e sabe o que está fazendo é através de publicações e participações em congressos. Mas não basta ir, é preciso mostrar. Uma página no Facebook, Instagram ou site institucional, por exemplo, podem ser o lugar ideal para você publicar suas participações em eventos desse tipo.

Você pode usar essas mídias para falar de dúvidas comuns relacionadas à saúde. Vale ressaltar que é importante falar das dúvidas que fazem parte da sua especialização. Por exemplo, um cardiologista poderá falar dos alimentos que prejudicam a saúde do coração, enquanto um dermatologista falará da exposição da pele ao sol.

A frequência e a importância das publicações para seus leitores é um grande segredo para melhorar os níveis de ranqueamento nas buscas pelo seu site.

Existem muitos profissionais que fazer o marketing médico ser mal visto por excelentes profissionais. O marketing é feito por qualquer empresa de saúde (seja a empresa um plano de saúde ou uma clínica de saúde). Se você optar por ser funcionário do plano ou receber pelo plano de saúde, é importante saber que o marketing também é feito pela empresa, mas você não está ligado diretamente a esse marketing. E exatamente por isso há um preço a pagar: ficar refém dos baixos preços inseridos no mercado de clínicas médicas e refém dos valores repassados pelos planos de saúde.

Faça networking

Outra dica para conquistar mais clientes em seu consultório, sendo ele recém inaugurado ou já atuante, é através do networking. Essa prática significa manter contato com outros profissionais médicos, como médicos especialistas em outras áreas.

Por exemplo, uma paciente vai até sua ginecologista para exames rotineiros, mas descobre pelos resultados que está com um problema no estômago. O ginecologista irá encaminhar a paciente até um gastroenterologista.

Porém, esses encaminhamentos só são feitos entre médicos que se conhecem e conhecem o profissionalismo do outro. O que significa que de nada adianta ir a congressos e não interagir ou ainda sentar em seu consultório e fazer constates postagens nas redes sociais esperando novos pacientes.

Faça o networking, participe de eventos e sempre que possível troque contatos com outros profissionais. Dessa forma, além de parcerias você também irá descobrir novas amizades.

Atenda seus pacientes com qualidade

Em uma empresa, um cliente satisfeito irá recomendar o produto para alguns amigos. Mas um cliente insatisfeito irá reclamar da empresa para o mundo. Com seu atendimento médico não será diferente.

É comum o paciente reclamar de que o médico “atendeu tão rápido que nem olhou na minha cara”, o que significa que o bom atendimento é primordial para agradar pacientes. Tratar bem seus pacientes e sempre oferecer um atendimento de qualidade fará toda a diferença em sua lista de clientes por dois motivos:

A primeira vantagem de um bom atendimento, é que o paciente irá continuar se consultando com você e não irá procurar outro médico. E se o paciente gostar de você certamente irá indicar os seus serviços para amigos e parentes.

Infelizmente, ao entrar em planos de saúde com o objetivo de tentar atender mais pacientes, muitas vezes o profissional se perde no meio de tantos pacientes, e as consultas são rápidas. O paciente tem maior probabilidade de ficar insatisfeito com o atendimento e não te indicar para outros colegas.

Nesse blog você consegue identificar mais dicas para montar seu consultório. Não será fácil, tem muitos custos de investimento, impostos, taxas de prefeitura, porém você fica com mais liberdade e menos refém de outros setores.

Caso pense em contratar um trabalho para marketing médico, indicamos a empresa Cardie Consultoria.