Como ter mais clientes para meu consultório?

Como ter mais clientes para meu consultório?

Conquistar clientes em seu consultório está cada dia mais difícil? Não se preocupe, é possível atrair mais pacientes com algumas dicas. Muitas vezes basta uma pequena reforma tanto no consultório e em seu atendimento e logo os resultados irão se multiplicar. Saiba como ter mais clientes para o seu consultório:

Atenda com qualidade em seu consultório

É comum que as pessoas peçam indicações para parentes e amigos quando precisam de um atendimento médico. Normalmente os médicos indicados são aqueles que os pacientes gostam e se identificam, seja por suas qualificações profissionais e principalmente pelo atendimento.

Da mesma forma que as pessoas recomendam um bom profissional, elas também irão avisar quem são os médicos considerados ruins ou que não atendem bem seus pacientes. Por esse motivo atender com qualidade é primordial para ter mais clientes em seu consultório.

Comece o bom atendimento desde o momento de agendar a consulta. Garanta que sua secretária sempre será educada e proativa, o que irá ajudar a conquistar seus clientes. Você pode achar essa informação inútil ou desnecessária, mas a educação, a humanidade das secretárias ao atendeu seu paciente na recepção faz toda a diferença. Ninguém deseja ser recebido com mau humor.

Vale ressaltar o tempo de cada consulta. Evite marcar muitas dentro de um curto espaço de tempo. Mesmo que seja o retorno, reserve um tempo consideravelmente bom para atender. Com essa rapidez do dia a dia, menos pessoas desejam ficar esperando. Marcar muitos pacientes no mesmo horário ou em curto espaço de tempo prejudica o relacionamento com o cliente, que está cada vez mais exigente.

Deixar um bom tempo para consulta tem dois benefícios: primeiro, você não precisa atender ninguém com pressa e pode conversar um pouco mais com seu paciente. E segundo, seus pacientes não precisam esperar muito para serem atendidos.

É comum médicos marcarem entre 3 e 5 consultas no intervalo de uma hora. Se o primeiro atendimento atrasar, os outros 3 ou 5 pacientes precisaram esperar muito tempo, o que causa impaciência, desconforto e uma fama ruim para o médico.

Invista em melhorias em seu consultório

Entenda por melhorias tudo aquilo que irá beneficiar o seu atendimento e os seus pacientes. Comece analisando sua sala de espera, veja se ela é confortável o suficiente, se possui um bom número de lugares para seus pacientes esperarem sentados, garante que sempre tenha água, café ou até mesmo uns biscoitinhos para seus clientes.

Uma dica é disponibilizar wifi em sua sala de espera. Hoje é muito difícil alguém viver desconectado, por esse motivo deixar que seus pacientes esperem por sua consulta navegando na internet é uma boa forma de deixá-los à vontade. Verifique como anda sua agenda, veja se o tempo entre uma consulta e outra não está curto demais ou se seus pacientes precisam esperar muito até chegar a sua vez.

O seu consultório também precisa ser analisado. Se os seus equipamentos já estão antigos e/ou ultrapassados considere trocar por novos, assim você poderá oferecer um atendimento melhor para seus pacientes. Veja também se sua mesa, armários e cadeiras não precisam de uma reforma. Anteriormente não dava tanto valor para isso, porém observei que o cuidado com a nossa clínica é diferencial para alguns clientes.

Muitas vezes a troca de imóveis é desnecessária, mas em determinadas situações pode fazer a diferença.

Use tecnologias para melhorar o atendimento de seu consultório

Existe ainda outra maneira de melhorar o atendimento e seu consultório. O tradicional já não é tão prático como antigamente e as tecnologias já estão disponíveis para facilitar a vida das pessoas — pacientes e médicos também!

Use softwares para melhorar o seu atendimento e a gestão de seu consultório. Isso irá otimizar o seu trabalho (e o da sua secretária) e irá colaborar para atrair mais clientes. Afinal, com um bom atendimento o médico ganha pontos com o público.

Os sistemas disponíveis para médico são excelentes para todo o processo, já que com eles você será capaz de fazer agendamentos através de uma agenda eletrônica, diminuindo os riscos de agendar dois pacientes no mesmo horário ou em um intervalo de tempo muito curto. O sistema também possibilita criar um cadastro de cada paciente, dessa forma é possível criar um alerta para que seus pacientes recebam uma mensagem lembrando da consulta ou ainda um alerta para que a secretária ligue confirmando.

É possível também criar um histórico de cada paciente, mostrando todas as consultas anteriores e tudo o que foi feito, quais exames foram realizados e quais foram seus resultados e ainda os medicamentos que esse paciente toma ou tomou, ou ainda se ele é alérgico a algum medicamento.

Esse tipo de sistema agiliza todo o processo de atendimento do médico, pois basta ele digitar o nome do paciente no sistema e todos os dados estarão lá. Não é mais necessário a famosa fichinha feita a mão e armazenada em arquivos gigantes, basta alguns cliques.

Crie outros canais de comunicação com seus clientes

Já que as tecnologias estão tão presentes na vida das pessoas, por que não utilizá-las para criar novos canais de comunicação?

O telefone é o meio mais tradicional de se agendar consultas médicas. Mas é possível fazer uso de outros meios que também estão se tornando comum na vida das pessoas. A Ourotime, por exemplo, é uma ferramenta que pode ser oferecida aos seus pacientes como forma de comunicação. Para isso, basta ter um cadastro no website, através dele é possível ser encontrado pelos pacientes com muito mais facilidade.

Depois de ser encontrado pelo paciente a Ourotime realiza grande parte dos serviços de forma completamente autônoma minimizando suas interações com o serviço e te dando muito mais tempo para outras partes da gestão do seu empreendimento.

A plataforma pode realizar os agendamentos das consultas nos horários que você disponibilizar para o sistema. Tudo isso sem a preocupação de marcar duas consultas no mesmo horário.

Outro ponto muito interessante do serviço são os lembretes para os pacientes. A plataforma envia lembretes de forma completamente automática aos pacientes lembrando-os de suas consultas.

Assim é possível poupar tempo e trabalho principalmente da secretaria que pode ser remanejada para outras funções mais praticas da gestão do seu escritório. A facilidade do uso do serviço online é imensa tanto para você e seu atendimento como também para os clientes que buscam consultas.

Use as redes sociais

Existe ainda a possibilidade das redes sociais para você marcar a sua presença. Entretanto exigem níveis de interação altos e uma dedicação muito grande e isso pode tomar bastante o seu tempo. Crie postagens com dicas de saúde ou falando de suas participações em congressos, feiras e eventos relacionados à medicina. Além de incentivar a interação entre os pacientes e você, demonstra que você é um médico com autoridade no assunto.

Use a tecnologia no seu escritório e simplifique ainda mais o trabalho de gestão. Além disso, ofereça também atendimento de qualidade e comodidade para os seus clientes com serviços online que mudam completamente a perspectiva do serviço prestado.

Caso não saiba, não queira, ou não tenha tempo para serviços estratégicos de marketing para sua clínica ou consultório, entre em contato com nosso parceiro Cardie Comunicação Estratégica. Essa empresa pode te auxiliar nesse processo.