Como organizar o tempo no dia a dia

Como organizar o seu tempo no dia a dia?

Produtividade é a palavra utilizada para expressar a capacidade de algo ou alguém de produzir um número de tarefas em um determinado espaço de tempo. Quanto mais tarefas forem concluídas durante esse tempo, mais produtiva a pessoa é considerada. Pensando nesse conceito, obviamente é possível notar que tal característica impacta diretamente nos resultados esperados.

Algumas pessoas são mais produtivas do que outras. Entretanto, também deve ser levado em consideração que, muitas vezes, por falta de organização do tempo que dispomos, vemos nossa produtividade cair sensivelmente.

Aprender técnicas e conceitos para organizar o tempo, levando a um aumento de sua produtividade pode ser muito proveitoso e evitar muitas dores de cabeça e preocupações. No artigo de hoje listamos algumas dicas para você se inspirar. Confira!

Priorize e organize suas tarefas

Algumas tarefas são mais urgentes, enquanto outras demandam mais tempo. Crie uma lista no celular, uma planilha no Excel, ou escreva à mão em uma folha de papel, todas as suas obrigações diárias. O importante é que a lista fique visível para você.

Se as incumbências forem muitas, divida-as entre os dias da semana. É melhor ter uma lista com 5 tarefas que você pode concluir diariamente do que uma com 20, onde você não termina sequer a metade. Primeiramente, coloque as mais urgentes, seguidas pelas mais importantes. Deixe por último aquelas que demandam mais tempo ou que tenham um prazo de entrega maior.

Tenha foco

Com sua lista de tarefas diárias em mãos, comece imediatamente a dedicar-se à primeira da lista, e somente a ela. Às vezes, pode parecer que ganhamos tempo fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas isso não é verdade. Concentre-se na conclusão de uma tarefa por vez e só parta para a próxima, quando já tiver concluído a anterior.

Fique de olho na procrastinação

Demorar a iniciar uma tarefa, sempre encontrando algo para fazer antes, como checar e-mails, tomar um café ou ligar para alguém, pode acabar com sua produtividade.

Seu horário de trabalho é para o trabalho, portanto, tenha disciplina e inicie suas tarefas o mais rápido possível. Determine horários fixos para a checagem de e-mails, mensagens no celular e redes sociais. Pode parecer difícil no início, mas com o tempo, você verá a enorme diferença que isso fará em sua vida.

Use ferramentas de organização

Se você possui dificuldades para ser mais disciplinado e organizado com seu tempo, existem ferramentas que podem lhe ajudar.

O Método Pomodoro é um bom exemplo de ferramenta de organização de tempo. Ele consiste em dividir seu tempo de trabalho em blocos de 25 minutos, com intervalos de 5 a 15 minutos entre eles. Durante esse período, que pode ser cronometrado em seu celular ou relógio, silencie todos os alertas de e-mails e mensagens e comece a tarefa até o tempo do bloco acabar.

Pode parecer pouco tempo, mas se durante ele, você se dedicar total e exclusivamente à uma tarefa, desconectando-se de todo o resto e mantendo-se focado, ficará surpreso com o quanto pode produzir. Além disso, os intervalos são muito importantes para manter a produtividade em alta. Eles permitem que você relaxe, recarregue as baterias e volte com força total para a tarefa.

Cuide da sua saúde

Alimentar-se mal e dormir pouco minam suas energias e fazem com que sua produtividade despenque. Um corpo saudável e bem nutrido lhe dará as condições perfeitas para ser produtivo. Por isso, cuidar da sua alimentação, praticar exercícios físicos regulares, dormir bem e cultivar um hobby que você adora, podem fazer maravilhas por você e sua produtividade. Muitos profissionais de saúde prejudicam a própria saúde em virtude do trabalho sem organização. Não deixe que isso aconteça com você.

Existe uma ferramenta chamado Trello. Trata-se de um gerenciador de tarefas e a utilizo bastante na minha organização anual, mensal e diária. Após muitas tentativas, consegui me organizar com ela fazendo da seguinte maneira: Tenho um planejamento anual de cada atividade de negócio minha, com minhas metas para o fim do ano. A partir desse planejamento anual, a cada inicio de mês faço meu planejamento mensal para a conquista de algumas metas do mês baseadas naquele objetivo do ano, e assim a cada novo dia faço atividades baseadas nos objetivos do mês. Isso ajuda bastante para não desfocar em outras atividades.

Você tem alguma outra dica sobre como organizar o tempo e ser mais produtivo? Conhece a OuroTime? Compartilhe nos comentários!

Ahh… já ia me esquecendo… caso queira saber um pouquinho mais sobre produtividade no consultório, veja esse post aqui.