5 dicas para melhorar a relação médico paciente

relação médico paciente

Relação Médico Paciente, o que fazer para melhorar?

Com o passar dos anos e a maior profissionalização da medicina, a relação médico-paciente tem ficado cada vez mais impessoal. Os profissionais de saúde estão tendo que se aperfeiçoar ainda mais e são diversas as novidades tecnológicas que tomam muito do tempo de aprendizado desses profissionais.

No entanto, esta impessoalidade tem consequências bem negativas. Muitas pessoas acabam não confiando em seus médicos, abandonando os tratamentos e não fazendo os retornos necessários. Melhorar esse relacionamento é, portanto, essencial.

Quer descobrir como fazer isso? Então confira essas dicas que preparamos especialmente pra você!

1 – Torne o ambiente agradável

O primeiro passo para melhorar a relação médico-paciente surge antes do atendimento em si. O ambiente do consultório precisa ser agradável, afinal, muitas pessoas estarão ali em situação de fragilidade.

Quanto mais ameno você tornar o local, mais você reduzirá a sensação de desconforto nessas pessoas. Além de treinar seu pessoal — especialmente sua secretária — ofereça uma sala de espera climatizada, com o máximo de conveniências, como revistas, televisão, água gelada, entre outros.

2 – Respeite as individualidades do paciente

Pode parecer óbvio, mas para melhorar a relação médico-paciente, você precisa respeitar as particularidades das pessoas. Cada um é de um jeito, e enquanto alguns pacientes vão querer passar muito tempo contando todo seu histórico, outros esperarão praticidade e economia de tempo. Explique seu diagnóstico conforme for solicitado, as expectativas de tratamento e traga os clientes para seu lado, construindo uma parceria na busca do melhor resultado.

3 – Seja claro e objetivo

Ser claro e objetivo é outra atitude essencial. Por mais difícil que seja dar certas notícias, o fato é que os pacientes não querem ser enrolados. Falando de maneira direta e sem muitos termos técnicos, as pessoas passam a compreender melhor o tipo de situação pela qual elas estão passando. Assim, elas poderão aderir melhor ao tratamento proposto.

4 – Abra sua agenda

Oferecer muitas opções de horário é uma excelente maneira de melhorar a relação médico-paciente. Mais dias e horários disponíveis ajudam a dar um salto na frente da concorrência e a atender melhor quem não pode faltar ao trabalho ou vem de longe para se consultar. Lembre-se também de deixar horários vagos para encaixes, em diversos períodos e, se possível, também à noite.

5 – O contato com o paciente não deve terminar após a consulta

Quem disse que a consulta termina quando os pacientes saem do seu consultório? O período posterior pode ser tão importante quanto o atendimento em si! O ideal é, além de oferecer atenção integral, você peça para sua secretária ligar de tempos em tempos para saber como está à adesão ao tratamento ou o estado geral da pessoa.

O mesmo vale para lembranças sobre retornos ou até mesmo marcação de exames. Enviar cartões de aniversário ou Natal em nome da clínica também é uma boa ideia, bem como criar um mailing eficiente para datas comemorativas. Esse cuidado pode fazer uma tremenda diferença e seguramente trará seu público mais vezes para o seu consultório.

E então? Já se sente seguro para começar a colocar essas dicas em prática e conquistar cada vez mais os seus pacientes? Compartilhe com a gente a sua experiência no assunto!

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Veja algumas dicas para melhorar a relação médico paciente, algo fundamental nos dias de hoje
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