Por que mensagem online é o melhor caminho para lembrar consultas?

Por que mensagem online é o melhor caminho para lembrar consultas?

Sem dúvidas, um dos principais motivos do não comparecimento dos pacientes às consultas é o esquecimento. Seja porque a consulta foi marcada com muita antecedência ou por causa da quantidade de compromissos diários, o paciente pode simplesmente esquecer seu horário agendado e não comparecer. Esse tipo de prática não costuma ser proposital e, na maioria das vezes, eles nem ao menos se dão conta de que a falta acarreta prejuízos para o consultório, por gerar horário vago para o profissional da saúde — que geralmente não consegue encaixar outro paciente no lugar.

Para evitar essas faltas, muitas clínicas e consultórios adotam a prática de entrar em contato via telefone na véspera da consulta, para lembrar aos pacientes sobre seu horário agendado. Apesar de funcionar em alguns casos, é preciso entender as limitações dessa prática. Por isso, no post de hoje, trazemos algumas razões pelas quais consideramos que vale a pena investir em lembretes de comparecimento por meio de mensagem online e explicamos por que ela é muito mais eficaz e vantajosa com relação ao telefone. Confira:

Redução de custos

Até pouco tempo atrás, o método mais utilizado para lembrar o paciente sobre a consulta e confirmar seu comparecimento era via telefonemas. A questão é que nessa prática os custos são muito mais elevados, já que as tarifas de telefonia no Brasil são caras, especialmente porque a maioria das ligações precisam ser feitas para o celular dos pacientes e algumas podem ser até interurbanas.

Garantia de entrega

Assim como é estressante para o paciente ter que telefonar para agendar uma consulta e encontrar dificuldades, como linhas ocupadas, demora e horários restritos de atendimento, o mesmo se dá quando uma secretária precisa ligar para uma lista de pacientes para lembrar suas consultas e não é atendida ou é direcionada para a caixa postal. A mensagem online é recebida independentemente da disponibilidade do paciente de visualizá-la no momento e é grande a probabilidade de que ele verifique seu celular quando tiver tempo livre.

Menos incômodo

O envio de uma mensagem online é uma prática muito menos invasiva se comparada a um telefonema. Uma ligação em horário impróprio ou durante um compromisso pode ser bastante inconveniente e irritar o paciente, que vai ficar insatisfeito com o serviço e considerar o lembrete desnecessário. A mensagem, no entanto, será vista no momento mais propício para ele e não o incomodará.

Otimização do tempo

Os telefonemas para lembrar sobre as consultas demandam grande tempo de uma secretária, recepcionista ou até mesmo do próprio profissional da saúde, que poderia desempenhar outro serviço no momento. Por outro lado, o envio das mensagens pode ser automatizado, contribuindo para o melhor aproveitamento do tempo do profissional.

Qualidade no atendimento

Com a rotina cada vez mais corrida, o que a maioria dos pacientes procura é praticidade e atendimento de qualidade. O envio da mensagem online transmite atenção e respeito ao paciente sem incomodá-lo e ocupar seu tempo, demonstrando que o serviço prestado é eficaz e prático.

Concorda que a mensagem online é a melhor opção para lembrar aos pacientes sobre as consultas? Se gostou das informações, compartilhe o artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a elas!

Até a próxima!