Por que atender consultas médicas particulares é melhor que atender convênio?

consultas médicas particulares

Consultas médicas particulares é melhor que

atender convênio?

Nos consultórios médicos sempre encontramos os mais diversos tipos de paciente, aqueles que pagam pelas consultas médicas, os que optam por convênios e ainda os que estão ali para o retorno. Mas para os médicos, qual será a diferença entre atender consulta particular ou atender convênio?

Seja um médico que já atuante ou um médico que esteja começando agora, essa e outras dúvidas são muito comuns. Mas afinal, vale a pena atender por convênio? Confira:

Atender consultas médicas particulares

Montar uma clínica médica requer diversos cuidados e consequentemente custos, o que significa um bom investimento para ter uma boa clínica. Para que esse investimento dê retorno é necessário que o médico cobre por suas consultas médicas, geralmente o valor parece ser um pouco alto do ponto de vista do paciente, porém leve em consideração todos os anos que você passou na faculdade e fazendo residência médica para poder atender seus pacientes.

Atender consultas médicas particulares abre as portas para que os médicos possam ter o seu próprio espaço com uma clínica própria. É possível ainda, com o tempo crescer e ampliar, acrescentando outros serviços, como por exemplo, aparelhos para realização de exames mais complexos, que podem variar de acordo com a especialidade médica.

É possível ainda conseguir se planejar, tanto a rotina de trabalho como também o seu orçamento mensal. Como as consultas médicas são pagas previamente ou ainda pagas através de cartões de crédito, é possível se planejar e prever os ganhos mensais. Possibilitando que o médico possa pagar todos os custos da clínica, obter lucro e até mesmo investir em melhorias de seu espaço.

Muitas clínicas trabalham na conquista e na fidelização de seus pacientes, que pode ser feito desde o momento em que alguém agendar uma consulta. O atendimento oferecido fará toda a diferença. Como a consulta é particular, o paciente se sentirá mais a vontade tanto na sala de espera — que certamente estará tranquila — como também dentro do consultório. Não é necessário pressa para atender, por esse motivo a consulta é feita com qualidade e o paciente é examinado minuciosamente.

Atender convênio

Os famosos planos de saúde parecem ser muito vantajosos para os pacientes, já que eles pagam um valor mensal e podem se consultar a um custo mínimo ou zero com médicos especialistas em diversas áreas.

Porém, para os médicos os convênios não parecem assim tão bons. O primeiro problema encontra-se no pagamento, pois geralmente os médicos recebem um valor muito abaixo do que deveria por cada consulta do convênio. Alguns planos de saúde chegam a repassar apenas R$ 20,00 por consulta. Esse valor não é condizente com a formação de um médico, afinal, foram anos de faculdade e mais alguns outros anos de residência médica.

Com um valor por consulta baixo um médico possui dificuldades de manter a sua clínica aberta, afinal, a clínica também acaba sendo uma empresa que precisa ser gerida, o que inclui limpeza do local, secretária, aluguel, água, luz, internet e outros custos como qualquer outro local de trabalho. Para que o médico consiga reverter à situação ele pode tomar algumas decisões:

Consultório compartilhado

É muito comum encontrarmos diversos médicos atendendo em uma mesma clínica. Isso acontece porque eles podem dividir os custos fixos da clínica, melhorando a situação financeira dos médicos que atendem por convênio. Aliás, te aconselho ficar por dentro da CliniQ.

Diminuir o atendimento por convênio

Outro fator que acaba acontecendo frequentemente é o tempo de atendimento, seja ele dentro do consultório ou o tempo de espera para marcar a consulta. Geralmente os médicos deixam um horário maior para atendimento particular e reduzem o número de consultas médicas conveniadas diário. Essa estratégia é feita para que ele também consiga uma receita maior para poder suprir as despesas da clínica e ter lucro.

Alguns médicos também acabam diminuindo o tempo de duração da consulta, porém isso pode acabar prejudicando a qualidade do atendimento do paciente, por esse motivo não é recomendada essa estratégia.

Ferramentas modernas para ampliar o reconhecimento

A modernização de vários setores pode auxiliar o seu processo de angariar mais clientes particulares para a sua clínica. A ferramenta Ourotime é um excelente exemplo disso. Com ela é possível agendar as consultas pela internet oferecendo mais comodidade aos clientes e também facilitando a gestão da sua clínica.

Assim é possível ter mais acesso para novos clientes, já que a própria plataforma da Ourotime se torna um canal de vínculo direto com o seu futuro paciente. O cliente pode fazer todo o procedimento de marcação de consulta e pagamento sem sair de casa.

Além disso, é possível encontrar um bom médico apenas realizando uma pesquisa na plataforma com a especialidade médica que se deseja obter atendimento. A plataforma faz toda a mediação como o agendamento e o pagamento pelos cartões de crédito.

Desta maneira fica fácil ser encontrado pelos clientes além de oferecer comodidade e agilidade no processo de agendamento de consulta, isso tudo sem contar a economia de tempo e recursos que sua secretária iria perder com todo o processo de agendamento da consulta.

O que é melhor pra mim?

Em se tratando de termos financeiros a melhor opção são as consultas médicas particulares devido aos pontos fortes que destacamos. Médicos que já atuam no ramo já possuem sua fama na cidade em que atua ou ainda na região em que ele atende. Quando isso acontece, muitos pacientes procuram por ele, pois as pessoas sempre buscam bons médicos, afinal, eles cuidam da saúde e também são capazes de salvar vidas.

Por outro lado, se você está iniciando sua carreira médica, seja abrindo a clínica própria ou ainda entrando em uma clínica compartilhada, a tecnologia inovadora da OuroTime pode te auxiliar você no procedimento, oferecendo maneiras mais simples de agendamento de consultas online e também sendo um canal onde seu serviço será encontrado pelas buscas do website.

Pacientes que possuem convênio médico sempre buscam por médicos que atendam por convênio, sejam eles conhecidos ou não. Isso poderá fazer com que você fique conhecido entre os pacientes e ganhe a confiança deles. Mas lembre-se, fazendo isso o seu trabalho será duro, como destacamos aqui.

O indicado para quem está começando e querendo alcançar mais clientes de forma mais simplificada é utilizar ferramentas modernas que facilitam a gestão. Após impulsionar a carreira, o médico já poderá caminhar sem a ajuda de planos de saúde e conquistar a clínica própria.

É importante ressaltar também que além de atender consultas particulares, todo médico deverá ter noções básicas de gerenciamento de uma clínica, pois assim como uma empresa, será preciso gerenciar sua clínica para não perder pacientes para outros médicos — ou até para convênios — e também saber se organizar.

Para que você tenha o sucesso desejado, planeje cada passo e sempre busque novas informações e conhecimentos para realizar ainda melhor suas consultas médicas.