Os seus pacientes faltam muito as consultas?

pacientes faltam

Então, os seus pacientes faltam muito as consultas?

Um dos maiores problemas enfrentados nos consultórios médicos é o não aparecimento dos pacientes nas consultas. E infelizmente a falta sem um aviso prévio afeta a clínica, já que o horário perdido poderia ser usado para outros clientes. Portanto, é um prejuízo para o bolso do médico, e para os outros pacientes, que perdem a oportunidade de marcar consulta com o profissional de saúde por estar já ocupado na agenda.
Para evitar o problema que acontece em completamente todas as clínicas médicas, veja a seguir dicas para evitar estas faltas.

Otimize a comunicação com seus pacientes

Você sabia que a maioria dos pacientes falta às consultas porque simplesmente esquecem do horário marcado?
A situação é mais comum do que imaginamos, e é um dos maiores motivos de horários ociosos dos consultórios.
Mas, a tecnologia atual permite que o problema seja solucionado, beneficiando tanto os médicos quanto os pacientes. Alternativas como e-mails e SMS são ideais para contornar a frequência de faltas nos consultórios.
Dessa forma o médico pode lembrar seu paciente sobre a consulta, e o mesmo pode avisar com antecedência caso não consiga comparecer como combinado.

Marque horários compatíveis com a agenda de seu paciente

Outro motivo que leva os pacientes a faltarem nas consultas marcadas é relacionado à uma agenda cheia de compromissos do próprio cliente ou paciente. Ao marcar a consulta, o paciente se esquece de conferir sua agenda e vê que já tem um compromisso na mesma data e horário. Por isso veja com seu paciente, ao marcar o horário, quais são as horas disponíveis, e não se esqueça de conferir se ele não tem nenhum compromisso na data.
Muitas vezes o paciente marca dois compromissos em um mesmo dia, pois se esqueça de ver sua agenda. O resultado? O cliente opta pelo outro compromisso do dia, já que pode marcar novamente a consulta no médico.

Lembretes de consulta online

Os lembretes são essenciais para fazer com que o seu paciente saiba que tem uma consulta no dia e horário marcado.
Muitas vezes, com a nossa típica correria do dia a dia, os pacientes costumam se esquecer de seus compromissos em geral, e consequentemente não aparecem na consulta marcada.
Ao lembrar com antecedência seu cliente sobre as consultas, fica mais fácil evitar com que seu paciente falte ao compromisso marcado. Isso é uma forma prática, fácil e barata de evitar grande parte das faltas nas consultas ao médico.
Facilitar a vida dos seus pacientes é fundamental para evitar tantas faltas ao consultório, que prejudica a rotina do médico. Para tornar a rotina do médico e do paciente ainda mais prática, evitando dessa forma as constantes faltas às consultas, conheça a Ourotime, um portal de agendamento online de consultas. Com a Ourotime o paciente agenda uma consulta com muito mais praticidade, e ainda recebe vários lembretes para não se esquecer de seu compromisso com o profissional de saúde.