Por que tantos médicos atendem por convênio?

convênios de saúde

Por que tantos médicos atendem por convênio?

A necessidade de equilibrar o amor pela profissão com a rentabilidade de um consultório vem se fazendo cada vez mais presente para os profissionais do setor de saúde. Com o aumento da concorrência e a elevação dos preços para se manter competitivo no mercado, não existe outra forma de conseguir uma carreira longa e profícua.

Dentro desse contexto, ser conveniado de planos de saúde é uma alternativa altamente viável e que apresenta alguns pontos positivos, embora o atendimento particular ainda seja claramente mais vantajoso. Quer entender por que tantos médicos e outros profissionais de saúde atendem por convênio? Então, confira os motivos no post a seguir:

Aumenta a cartela de clientes

O primeiro motivo que leva os profissionais de saúde a atenderem por convênios é bem óbvio: isso aumenta a cartela de clientes. Quando você se associa a um plano, consegue encher sua agenda com muito mais facilidade, evitando brechas e horários vagos, afinal a procura é constante e crescente. E, como a demanda é maior que a oferta, os planos estão sempre atrás de mais médicos e outros profissionais de saúde. No entanto, sabemos que os convênios pagam muito pouco por consulta, o que torna o atendimento particular bem mais rentável para o consultório.

Caso você opte por não optar por um convênio, uma boa opção é se cadastrar na Ouro Time, pois o Portal pode também te auxiliar no aumento de pacientes no seu consultório.

Possibilita realizar outros procedimentos

Esse é um ponto importante, mas que muitos profissionais de saúde não analisam adequadamente. Quando é feito um atendimento por plano de saúde, ainda que o valor da consulta não seja nem perto do preço particular, é aberta uma possibilidade interessante: a de gerar renda extra a partir de procedimentos que o paciente necessitará, mas que o plano não oferece cobertura. Como o cliente já está sendo atendido pelo profissional, as chances de realizá-los ali mesmo são imensas e isso traz um lucro extra para o médico mesmo de quem é conveniado.

Reconhecimento no início da carreira

Um profissional de saúde leva um tempo para se consolidar no mercado e, dentro desse contexto, o plano de saúde pode ajudar. Quem está em início de carreira pode se beneficiar bastante dos conveniados, pois assim ficará mais fácil montar uma boa base de clientes e manter as contas em dia nos primeiros anos de formado. Ao invés de batalhar sozinho, use os convênios a seu favor, mas tenha consciência de que, uma vez estabelecido no mercado, as consultas particulares são o caminho mais sólido e lucrativo.

Propaganda boca a boca

Outro ponto crucial que os planos trazem para os profissionais de saúde é a propaganda boca a boca. Sabemos que ela ainda é primordial e efetiva, especialmente se o atendimento for feito da melhor maneira possível. No entanto, para clientes conveniados, ela é até mais importante, pois eles poderão indicar o seu serviço para os outros pacientes conveniados que estão em busca de um bom médico disponível no plano que possuem. Além disso, eles podem indicar para outras pessoas de fora do convênio e, se gostarem dos seus serviços, poderão continuar a consultar com você mesmo que você passe a só aceitar consultas particulares, que seria o cenário ideal para sua carreira.

Credibilidade

Por fim, os médicos e outros profissionais de saúde atendem por convênio porque isso ajuda a trazer mais credibilidade. Ao trabalhar em conjunto com um dos grandes planos de saúde, é possível criar uma ligação do consultório ou clínica com uma marca amplamente reconhecida no mercado, que é algo que traz mais segurança para os clientes e ajuda a agregar mais confiabilidade aos seus serviços. No entanto, para ter essas “bandeiras” ao seu lado, você abre mão de parte dos seus lucros. Se você quiser manter seu consultório rentável, as consultas particulares serão um caminho inevitável.

Esses são alguns dos motivos que fazem com que os médicos e outros profissionais de saúde atendam por convênio. Apesar das consultas particulares serem mais proveitosas e lucrativas, complementar a agenda com atendimento a conveniados pode ser uma alternativa razoável, desde que apenas por um determinado período de tempo.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais!