5 dicas de marketing para clínicas e consultórios

marketing médico

A grande maioria dos profissionais de saúde não tem o hábito de trabalhar na divulgação dos seus serviços. Há algum tempo, muitos médicos até achavam que isso poderia não ser tão bem-visto em grande parte das especialidades e acabavam deixando essa estratégia de lado.

No entanto, essa realidade mudou. Com a alta competitividade e o fácil acesso às informações, tornou-se muito mais comum e até crucial investir em marketing para clínicas e consultórios. Há, inclusive, várias formas de fazer isso. Quer descobrir quais são as melhores? Então não deixe de conferir nossas dicas no post de hoje!

Divulgue seus títulos

Divulgar as titulações acadêmicas é uma boa ideia inicial para os médicos que querem investir em marketing para clínicas e consultórios. É permitido fazer propagandas com o título de especialista e o registro no CRM.

Também é interessante divulgar as sociedades das quais o profissional é membro (com o limite máximo de duas). Imprimir esses dados em um cartão com outras informações úteis, como nome e formas de contato, também é indispensável e pode ser um excelente começo.

Dissemine seu conhecimento

Os profissionais médicos podem — e devem — conceder entrevistas, fazer participações em televisão, rádio, jornais ou internet, desde que a finalidade seja única e exclusivamente para esclarecer dúvidas da população, nunca para fazer autopromoção.

Se a intenção não for divulgar seus serviços ou obter lucro, o Conselho considera que essas estratégias são instrumentos de disseminação de conhecimento científico para o grande público.

Atenda com excelência

Atender com excelência é uma dica básica, mas que faz toda a diferença. Mesmo nos dias de hoje, a propaganda boca a boca é uma das formas mais eficazes de marketing para clínicas e consultórios. E isso não diz respeito só ao médico: além de agir com atenção, polidez e paciência para responder às dúvidas, os funcionários também precisam estar bem treinados.

O ambiente também conta: precisa ser limpo, agradável e, de preferência, moderno. Pode ter certeza: seus pacientes não só retornarão, como também indicação seus serviços para amigos, conhecidos e parentes.

Marque presença online

Em termos de internet, quem não marca presença online fica para trás. Profissionais da área de saúde podem se valer da grande rede para usar novas estratégias de marketing para suas clínicas e consultórios. Uma ideia boa é ter um blog, em que você publique conteúdos interessantes e divulgue informações úteis sobre a medicina e sua especialidade.

Ter perfis nas redes sociais também pode ser interessante: uma conta no Twitter e uma fanpage no Facebook são maneiras fáceis e nada dispendiosas de conseguir maior engajamento e, consequentemente, mais pacientes.

Siga as limitações do Conselho

Os Conselhos de medicina impõem certas limitações aos profissionais da área. É vedado, por exemplo, utilizar fotografias de pacientes em material promocional, mesmo que eles autorizem (isso só pode ser feito em apresentações de trabalhos científicos e eventos médicos).

Também não é permitida a participação em anúncios de produtos ou serviços ligados à profissão, nem a divulgação pública dos preços dos procedimentos.

Essas são algumas dicas úteis para quem deseja investir em marketing para clínicas e consultórios. Ficou com alguma dúvida? Quer deixar uma sugestão? Então faça um comentário aqui no blog!

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Com a alta competitividade e o fácil acesso às informações, tornou-se muito mais comum e até crucial investir em marketing para clínicas e consultórios. Há, inclusive, várias formas de fazer isso.
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