4 problemas que desmotivam seu paciente a marcar uma consulta

(x)-problemas-que-desmotivam-seu-paciente-a-marcar-uma-consulta

4 Problemas que desmotivam seu paciente a marcar consulta:

Uma clínica médica não consegue se manter economicamente sem a aquisição de novos pacientes. O fluxo contínuo permite a estabilidade necessária para a manutenção e expansão dos serviços, assim como aumenta a confiança e a credibilidade da sua clínica. Entretanto, muitos pacientes sentem-se desmotivados a marcar uma nova consulta em um serviço médico devido a um agendamento ineficiente, demorado e impessoal, e isto em longo prazo, pode trazer péssimas repercussões para um estabelecimento de saúde.

Hoje, vamos ver os principais motivos que levam um potencial paciente desistir de marcar uma consulta em uma clínica e quais são as soluções possíveis para tais problemas. Confira!

Não estar presente na internet

Seja em caráter emergencial ou eletivo, uma pessoa que procura uma consulta médica irá sempre buscar boas referências e informações antes de escolher qual serviço utilizará. Geralmente, essa busca acontece por meio de catálogos, indicações de amigos e familiares e através de páginas na internet. Provavelmente, ele irá ter resistência em marcar uma consulta em um lugar que não tenha informações acessíveis e completas acerca dos serviços, já que terá dúvidas se tal profissional poderá ajudá-lo.

Então, busque posicionar sua clínica nos vários canais de comunicação disponíveis atualmente. Ofereça seus contatos e informações em catálogos médicos específicos e, principalmente, tenha um bom site e uma página atualizada nas principais redes sociais. Assim, você oferecerá ao seu potencial paciente boas referências, solução de dúvidas e um suporte geral para que ele se sinta confortável o suficiente para buscar os serviços da sua clínica. Mostre quais são as qualidades principais de seu estabelecimento, responda perguntas comuns e deixe claro quais são os serviços especializados que sua equipe oferece.

Não estar disponível para que o paciente entre em contato

Pacientes que se deparam com linhas telefônicas congestionadas (ou que nunca são atendidas) desistirá rapidamente daquele serviço. Tenha um protocolo eficiente para o atendimento de chamadas, para que estas solucionem as dúvidas e realizem os procedimentos burocráticos o mais rapidamente possível.

Uma boa solução é ter um sistema de atendimento online que organiza, gerencia e direciona as ligações dos pacientes, de forma a não deixar nenhum usuário esperando mais do que um minuto para entrar em contato com a sua equipe.

Não contar com uma agenda digital

Mesmo quando conseguem entrar em contato, muitos pacientes têm de lidar com atendentes confusos e com um sistema de agendamento lento e pouco eficiente. A gentileza e a solicitude são indispensáveis para as pessoas que realizam o atendimento, de forma a confortar e passar confiança para o paciente.

Além disso, o agendamento deve ser rápido e inequívoco – nada de agendas feitas à mão. Uma plataforma virtual que mostre todos os horários e profissionais disponíveis a um clique garante que este processo seja feito dinamicamente.

Ter um atendimento desorganizado

Ao ter uma rotina bem estruturada de consultas, as filas de espera tornam-se menores, o que tira uma das maiores frustrações de pacientes: a demora no atendimento. Isto aumenta as chances da pessoa não desistir da consulta antes mesmo dela acontecer e também lhe dá a confiança necessária para que ela venha a utilizar novamente seus serviços no futuro. Além disso, use sistemas automáticos para lembrar seu cliente da consulta agendada por e-mail ou telefone, de forma a garantir que este compareça ao seu serviço no horário certo.

Gostou de saber porque seus pacientes desistem de comparecer a consultas marcadas? Deixe sua dúvida ou comentário!