Como escolher o melhor local para abrir um consultório médico?

Como escolher o melhor local para abrir um consultório médico?

como abrir um consultório

Abrir um consultório médico é o objetivo de muitos profissionais da área, no entanto, embora exercer com excelências as atividades seja um critério essencial para conseguir atingir essa e outras metas, escolher o local errado pode até colocar em risco o sucesso do médico.

Para te ajudar, separamos algumas informações úteis para não errar ao escolher o melhor local para abrir o seu consultório médico. Confira!

Escolha bem a localização

A localização do seu consultório pode ser determinante para que o número de pacientes aumente ou não. Este tipo de situação acontece por diversos motivos, e um exemplo é o fato de que o local precisa ser escolhido de acordo com o público-alvo do médico.

Por exemplo, se os pacientes serão em sua maioria idosos, é importante que o local tenha um fácil acesso para eles, com rampas e poucas escadas, estacionamento, de preferência próximo a pontos de ônibus e ruas mais tranquilas.

Já no caso de um consultório que atende a jovens e adultos, é indicado que esteja localizado nas regiões centrais ou próximo de centros comerciais. A explicação é simples, esse público, normalmente, tem uma rotina muito corrida e precisa ser atendido rapidamente e de preferência próximo ao local de trabalho para conseguir conciliar os horários.

Pense a respeito do espaço necessário

Antes de decidir-se definitivamente por um local, analise algumas características que serão importantes como, por exemplo, a quantidade de cômodos que serão necessários.

Isso deverá ser verificado de acordo com a sua especialidade, além de levar em consideração também a necessidade de uma recepção, um espaço para realização de exames e uma área de circulação dos pacientes.

Lembre-se de, antes de abrir um consultório médico, estar atento a todas as exigências da ANVISA, pois é imprescindível que o local esteja de acordo com todas as normas.

Decida-se entre alugar ou comprar

Ao optar pela compra, você terá mais liberdade com relação à mudanças no local e, caso seja necessário, poderá alugar o espaço para outra pessoa depois.

Alugar, no entanto, facilita situações em que é necessário se mudar para outro espaço após um período de tempo, como na necessidade de um local maior, por exemplo. Mas é importante que o contrato da locação seja analisado minuciosamente, para garantir que ele seja vantajoso para ambas as partes.

Independentemente se for alugar ou comprar, caso o consultório seja aberto em condomínios e prédios, é ideal checar algumas normas, como o horário de funcionamento, para evitar problemas com restrições que podem prejudicar você e seus pacientes.

Mudar ou abrir um consultório médico: qual a diferença para a escolha do local?

Existem características diferentes a serem analisadas na hora de escolher um local para abrir um consultório ou para mudar. Isso porque, se você já tem pacientes, é preciso verificar se eles conseguirão continuar frequentando o consultório mesmo após a mudança e se ela será benéfica para eles também.

Optar por um local muito longe do seu consultório atual e que tenha um difícil acesso para eles pode não ser uma boa ideia. Sendo assim, antes de realizar a escolha, faça um bom planejamento, verificando além das suas necessidades, o conforto e o bem estar de seus pacientes.

Já sabe como escolher o melhor local para abrir um consultório médico? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

Summary
Como escolher o melhor local para abrir um consultório médico?
Article Name
Como escolher o melhor local para abrir um consultório médico?
Description
Veja dicas para escolher o melhor local para abrir um consultório médico e depois não se arrepender da sua escolha.
Author
Publisher Name
CliniQ Consultórios
Publisher Logo