Vai abrir um consultório médico? Conheça 6 livros que você precisa ler já

Você conhece bons livros para abrir um consultório?

Abrir o consultório particular é um passo importante na vida de qualquer médico. Por isso, para estar bem preparado para a jornada do próprio negócio antes mesmo de abrir as portas, adquirir conhecimento é preciso. Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos alguns livros nas áreas de marketing, gestão e empreendedorismo que têm dicas valiosas para você. Confira as obras que precisa ler antes de abrir o seu consultório médico:

Empreendedorismo

1. A menina do vale – como o empreendedorismo pode mudar sua vida

A paulista Bel Pesce, ex-aluna do MIT e fundadora do FazINOVA, compartilha nesse livro o que tem aprendido em sua jornada, elencando cases de sucesso no empreendedorismo. As histórias, que mostram que a mistura de uma boa ideia e dedicação é a chave do sucesso, são leves e de leitura fácil. Ao longo das páginas, a empreendedora Bel ainda compartilha seu conhecimento para ajudar quem quer realizar o sonho do próprio negócio.

2. How to work for yourself

Livro essencial para quem está começando um negócio, a obra de Bryan Cohen lista 100 formas de conseguir ter energia e tempo para dar início à própria empresa. O autor explica como definir prioridades e, assim, alcançar o sucesso. Em inglês.

Gestão de clínicas

3. Lições de gestão da Clínica Mayo

Uma das organizações de saúde mais admiradas do mundo, a Clínica Mayo tem propostas inovadoras nas áreas de marketing, gestão e administração organizacional. Na obra, Leonard L. Berry e Kent D. Seltman mostram como a empresa conseguiu se destacar no mercado ao apostar na expertise de uma equipe que desenvolveu sistemas para tornar mais fácil e eficiente a colaboração entre os médicos.

Leitura essencial para quem vai abrir um consultório médico, a obra mostra lições valiosas sobre fidelização de pacientes e deixa claro como uma boa prestação de serviços faz a diferença na construção da reputação de uma empresa.

4. Gestão de clínicas médicas

No livro, Marinho Jorge Scarpi mostra de forma simples como ter uma visão administrativa da saúde. O autor apresenta sugestões de modelos gerenciais e aborda temas como responsabilidade social, liderança, planejamento e regras de convênios e planos de saúde.

Marketing

5. A cauda longa

O livro de Chris Anderson não pode faltar na biblioteca do médico que quer entender melhor como aplicar conceitos de propaganda em seu consultório.

Ao longo das páginas, o editor-chefe da revista Wired usa o mundo da música, filmes e livros para ilustrar que a internet criou um universo totalmente novo. Nele, vale mais a pena investir em diversos produtos de nicho, mesmo com baixo volume de vendas, do que em poucos itens de sucesso, já que, no final das contas, a receita será praticamente igual. Esse é o chamado fenômeno “cauda longa”, em que o consumo em massa está praticamente acabado.

Leia o livro e aprenda que o foco no público-alvo vai fazer a diferença no desempenho do seu consultório.

6. Marketing estratégico para a área da saúde

Escrito por Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, o livro identifica e detalha questões da atenção à saúde, apontando novas oportunidades com base em uma visão voltada para a satisfação do cliente. Ao falar a língua dos médicos na obra, o autor consegue esclarecer muitas dúvidas que passam pela cabeça dos profissionais de saúde. É leitura obrigatória para quem vai abrir um consultório médico.

Tem mais sugestões de livros que podem fazer a diferença na gestão de um consultório médico? Deixe nos comentários!