Como evitar faltas de pacientes em consultas?

faltas de pacientes

Ter uma agenda bem organizada e funcionando perfeitamente é uma das principais metas de todo consultório, não é mesmo? Acontece que pacientes que faltam às consultas podem comprometer toda essa organização e ainda gerar prejuízos. As faltas geram horário vago ao profissional, já que na maioria dos casos não dá para simplesmente encaixar outro no lugar e ainda prejudica outros pacientes que gostariam de ter encontrado atendimento naquele horário.

Para evitar essas faltas de pacientes, é preciso entender primeiramente porque os pacientes faltam e, assim, poder adotar técnicas e estratégias para reduzir esse percentual. Confira algumas dicas no post de hoje!

Principais motivos de falta às consultas

Imprevistos

Acontecimentos inesperados podem surgir na vida de qualquer um e atrapalhar toda a agenda pessoal e profissional. Esse é o motivo mais compreensível, já que foge do controle dos pacientes. De qualquer modo, é interessante deixá-los sempre avisados da importância de entrar em contato e comunicar seu não comparecimento, dessa forma, é possível que outros pacientes que já chegaram para atendimento possam ter suas consultas adiantadas.

Atrasos

Pacientes nem sempre estão dispostos a ficar horas aguardando seu atendimento. Uma agenda mal organizada, com horários mal distribuídos e sem levar em conta o tempo de cada consulta pode gerar atrasos, o que faz com que alguns pacientes desistam de esperar e deixem o consultório antes mesmo de serem atendidos. Além da falta, isso também gera uma má impressão do profissional e do consultório.

Esquecimento

Provavelmente, esse é o motivo da maior parte das faltas. As consultas geralmente são marcadas com certa antecedência e muitos pacientes não são organizados a ponto de terem uma agenda diária de seus compromissos. Mesmo que no momento da marcação a data e o horário sejam anotados em um papel, ele pode facilmente ser perdido ou esquecido.

Como diminuir o não comparecimento

Sabendo que o principal motivo de faltas é o esquecimento, a estratégia mais eficaz de combater o não comparecimento é entrando em contato com o paciente para lembrá-lo da consulta, dando ele também a oportunidade de cancelar ou remarcar caso não possa estar presente. Como isso pode ser feito?

Telefonemas

Essa é a prática mais antiga e até hoje bastante utilizada por muitos consultórios. No entanto, esse método já é considerado obsoleto, pelo fato de demandar tempo de uma recepcionista ou secretária, custos com telefonia e até mesmo ser considerado invasivo ou incômodo por alguns pacientes.

E-mail

Essa forma de lembrete é bastante prática, já que pode ser automatizada. A única desvantagem é que talvez nem todo paciente tenha o hábito de verificar seus e-mails diariamente, portanto pode ser que ele não veja a tempo o aviso.

SMS

Atualmente, o envio de uma mensagem para o celular do paciente tem sido uma opção vista como uma das mais eficientes, pelos seguintes motivos: a mensagem pode ser automatizada e não demanda muito tempo de um funcionário para isso; não precisa ser lida imediatamente, portanto não incomoda o paciente se chega em um momento inadequado; a probabilidade de que todo paciente veja o celular em algum momento é grande.

A questão principal é utilizar a tecnologia a favor do consultório. Para isso, existem soluções como a da Ouro Time, que facilita o processo de agendamento de consultas e do envio lembretes para os pacientes.

Agora que você já sabe como fazer para evitar que os pacientes faltem às consultas, confira nosso post sobre como lidar com a armadilha que é uma agenda lotada.