Despesas de uma clinica odontológica e como economizar

clínica odontológica

Despesas de uma clínica odontológica – Sabe

onde economizar?

 

Você sabe como economizar em uma clínica odontológica?

Um dos grandes desafios comuns a gestores de clinica odontológica é conseguir equilibrar as despesas, reduzindo custos sem abrir mão da qualidade dos serviços oferecidos. Em tempos prósperos ou de crise, é essencial descobrir novas maneiras de economizar e se manter competitivo, sem deixar de lado a satisfação do paciente. Para auxiliar nessa tarefa, confira nossas dicas e aprenda a reduzir as despesas de uma clínica odontológica:

Analise as despesas

Antes de enxugar custos e reduzir os investimentos no consultório, é importante fazer uma análise objetiva de todos os gastos envolvidos na realização do trabalho. Inclua em sua relação o aluguel do imóvel, as despesas com funcionários, os impostos, insumos e equipamentos e também as despesas flexíveis, como gastos com material dentário, protético, material de escritório, entre outros. Organizar as informações em uma planilha pode ajudar na tarefa de definir onde reduzir os custos sem perder qualidade.

Defina onde e como economizar

Com as informações em mãos, é possível definir exatamente onde economizar, seja nos custos fixos ou variáveis. Alguns gastos que podem ser diminuídos sem interferir no funcionamento de uma clínica odontológica são:

Estoque de materiais

Uma boa gestão do estoque de materiais ajuda a evitar o desperdício, além de aliviar o orçamento sem prejudicar o trabalho. O controle do estoque pode ser feito por meio de fichas de cadastro ou através de softwares específicos.

Compra de equipamentos

Um fator que pode ser levado em consideração para economizar é a compra de equipamentos para a clínica. Os equipamentos representam um investimento substancial, e a aquisição da cadeira odontológica, autoclave, fotopolimerizador, compressor, negatoscópio e kit de alta e baixa rotação, além de outros equipamentos indispensáveis para o atendimento aos pacientes pode comprometer boa parte do orçamento da clínica. Para economizar, é importante analisar os prós e contras das marcas disponíveis antes de fazer a escolha.

Manutenção de equipamentos

Outro fator que pode pesar no orçamento da clínica é a manutenção dos equipamentos. Porém, esta pode ser considerada uma despesa fundamental para manter a qualidade dos serviços oferecidos. Para evitar custos inesperados, a manutenção preventiva é a melhor opção.

Planejamento tributário

O imposto de renda tem um impacto grande nos rendimentos da clínica, mas um bom planejamento tributário pode ajudar a equilibrar as despesas e diminuir custos. A legislação do imposto de renda permite deduzir da base de cálculo as despesas envolvidas na manutenção da atividade profissional, no caso de profissionais autônomos. Entre essas despesas podemos citar os salários dos funcionários da clínica, os valores gastos com material de trabalho, material de escritório e os custos com aprimoramento científico.

Anuidade do CRO e custos com associações

A anuidade do Conselho Regional de Odontologia é extremamente importante para o exercício da profissão e para a valorização do profissional na sociedade. Porém, os custos com associações podem representar um gasto supérfluo, e podem ser reduzidos se o momento não estiver favorável financeiramente.

Controle de agendamentos

Até pouco tempo atrás, a única maneira de controlar os agendamentos da clínica era manter uma secretária ou funcionário exclusivamente para essa função. Essa opção representa um custo considerável, por conta dos encargos trabalhistas e outras despesas envolvidas na contratação de pessoal. Uma boa maneira de utilizar a tecnologia em favor da economia é utilizar um serviço de agendamento online de consultas, com custos reduzidos e diversas vantagens tanto para a clínica quanto para o paciente.

Publicidade

Os gastos com publicidade também podem ser reduzidos utilizando a tecnologia como aliada. A divulgação dos serviços prestados pode ser feita através das redes sociais, por exemplo, uma forma econômica e eficaz de se aproximar dos pacientes.

E você, tem alguma sugestão para equilibrar as despesas de uma clínica odontológica? Deixe seu comentário!

Você também pode ver o nosso post sobre como montar um consultório odontológico, clique aqui.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.