Como aumentar os clientes no Consultório médico no início da carreira

aumentar clientes

Terminar a faculdade de medicina com sucesso deve ter sido um esforço e tanto, mas conseguir impulsionar a carreira de médico logo no começo será um desafio maior ainda. Conquistar clientes é um pouco complicado em se tratando de medicina, pois muitos pacientes procuram por consultórios médicos experientes, mas não se preocupe! É possível conquistar clientes com algumas dicas simples e muita dedicação:

Planeje todos os detalhes

O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer atividade que você tenha em mente. Montar o seu Consultório médico não será diferente. Antes de tomar alguma decisão, analise suas possibilidades. É possível abrir um Consultório do zero ou ainda começar atender em um Consultório médico compartilhado.

Se for para uma clínica compartilhada, você precisará se preocupar com a sua sala, afinal, recepção e funcionários podem já estar contratados. Mas se você optar por abrir um Consultório médico ou ainda uma clínica, precisará planejar cada detalhe: a recepção, sala de espera, banheiros, Consultório médico e ainda pensar tudo de uma forma que fique um ambiente agradável para seus pacientes.

Conheça seus clientes

Como qualquer outro tipo de negócio, para conquistar seus clientes é preciso conhecê-los. Você poderá adequar a sua especialização com o tipo de paciente que atende, por exemplo, o médico pediatra possui diversas crianças como pacientes, os geriatras possuem pessoas de idade e ginecologistas seu público é restritamente feminino.

Sabendo o perfil de quem são seus pacientes, você pode começar a estudá-los, analisar seus hábitos e o que eles buscam em um médico. Você pode usar isso para melhorar diversos aspectos, como o planejamento inicial de seu Consultório médico e a forma como você irá conquistar esses clientes.

Encontre os melhores meios para atraí-los

Conhecendo seus clientes você também saberá qual o melhor meio para atraí-los. É comum que na medicina as pessoas consultem com médicos indicados por amigos, parentes ou outros profissionais da saúde. Uma dica é fazer o famoso networking. Conhecer outros médicos pode te ajudar nesse primeiro momento, pois é possível que esses colegas de profissão encaminhem seus pacientes para o seu Consultório médico.

Outra dica para atraí-los é aprimorar o serviço oferecendo comodidade e simplicidade. Para isto é possível utilizar a tecnologia ao seu favor e disso falaremos a seguir.

Verifique também onde esses clientes estão, quais serviços remotos utilizam ou outros detalhes que facilitam a sua vida na hora de encontrá-los.

Use tecnologias

As tecnologias estão cada vez mais avançadas e necessárias dentro de qualquer organização. Você pode utilizá-las para oferecer um bom atendimento aos seus pacientes ou ainda melhorar a gestão de sua clínica.

A gestão também é importante para atrair novos clientes, pois utilizando serviços como os da OuroTime você poderá controlar tudo o que acontece mais facilmente, sobrando muito mais tempo para outras tarefas importantes como conversar com seus pacientes, oferecer um atendimento mais detalhado e de qualidade, organizar a sua agenda para não ter atrasos entre outros detalhes que certamente lhe darão muitos pontos positivos e ainda muitos clientes fiéis.

Mostre o que você sabe

Você é um médico que está começando a atender seus pacientes em seu Consultório médico. Um médico novo não causa um impacto tão grande quanto um médico experiente, afinal, essa profissão requer curar doenças, melhorar problemas, aliviar dores e até salvar vidas. A experiência conta muitos pontos por esse motivo.

Mas você pode mostrar que apesar de novo no atendimento você sabe o que está fazendo. Mostre o que você sabe, participe de congressos, feiras e eventos, escreva trabalhos, especialize-se, faça artigos médicos e o mais importante: mostre ao seu público tudo isso. Você pode fazer uso das tecnologias para esse fim, como por exemplo, criando um site sobre sua clínica ou seu Consultório médico, onde você poderá publicar notícias, dicas e contar mais sobre a sua experiência profissional e acadêmica.

O seu público precisa conhecê-lo e saber que você entende do assunto. Uma página no Facebook com dicas e mostrando um pouco do seu trabalho poderá auxiliar. Por exemplo, se você é um dermatologista, poderá dar dicas de como proteger a pele dos pacientes da exposição ao sol. Isso irá começar a mostrar a importância de sua especialidade e também o seu conhecimento sobre o assunto, aumentando suas chances de ganhar maior visibilidade entre as pessoas e consequentemente mais clientes.

Invista no atendimento no seu consultório médico

O atendimento é primordial em qualquer situação. Vale ressaltar que não estamos falando apenas do atendimento dentro do Consultório médico, mas sim de todo o envolvimento entre a clínica e o paciente. O atendimento começa assim que o paciente liga para agendar o seu horário.

Tenha pessoas qualificadas e de fácil comunicação trabalhando com você. Seus clientes precisam se sentir a vontade com sua equipe, dessa forma será mais fácil o contato com eles. O agendamento também precisa ser correto. Uma dica é ligar, mandar mensagem ou entrar em contato com o paciente de outra forma, na véspera para confirmar a consulta para o dia seguinte.

Enquanto o seu paciente espera para ser atendido, garanta que ele esteja em um espaço agradável, o que inclui cadeiras ou sofás confortáveis, café, água, biscoitos e balas disponíveis e as tradicionais TV e revistas. Mas um diferencial poderá ser o wifi para pacientes, afinal, todos gostam de estar conectados o tempo todo, não é mesmo?

Não o deixe esperando muito, por isso na hora de fazer o agendamento, deixe um tempo adequado entre uma consulta ou outra, nada de agendar 6 ou 7 pacientes no espaço de uma hora. Fazendo isso você acabará atrasando as consultas, seus pacientes ficaram impacientes e as chances de buscarem um novo médico será imensas.

Essas são 6 dicas para você conseguir ter mais clientes em seu Consultório médico no início de carreira. Mas vale ressaltar que é importante ter paciência durante esse período e muita dedicação, pois uma carreira na medicina requer prática, experiência e referências de outros pacientes. Invista sempre na melhoria de sua formação e busque sempre oferecer o melhor de você!