Como acabar com as faltas em consultas médicas?

Manter o consultório cheio é uma tarefa árdua para a grande maioria dos profissionais de saúde. Conseguir isso requer diversas atitudes inteligentes e estratégias de divulgação eficazes. No entanto, mesmo quando conseguem sucesso nessa empreitada, é preciso lidar com o problema das faltas em consultas médicas.

Pelos mais diversos motivos, muitos pacientes acabam não indo no dia e horário marcado. Para minimizar esse problema ou até acabar com ele, separamos algumas dicas simples. Quer descobrir quais são elas? Então confira o post de hoje.

Incentive o pagamento antecipado

Uma das formas de reduzir as faltas em consultas médicas é incentivar o pagamento antecipado. Isso pode até agradar os pacientes se você oferecer abatimentos ou facilidades para quem optar por essa modalidade: que tal proporcionar um valor mais atrativo se o cliente aceitar pagar na hora do agendamento?

Todo brasileiro adora um desconto, e você garante os seus honorários com antecedência, evitando prejuízos com possíveis ausências e incentivando as pessoas a tomarem mais cuidado para não perder a data marcada.

Gerencie adequadamente o seu tempo

Prolongar o tempo de espera no consultório é uma das principais causas de faltas em consultas médicas. Isso ocorre porque, muitas vezes, os clientes agendam uma data com bastante antecedência e até o dia marcado acabam surgindo outros compromissos.

Se os pacientes já tiverem a perspectiva de uma longa espera até o atendimento, eles podem optar por não comparecer para não comprometerem suas outras obrigações, e quem fica com o prejuízo é o profissional de saúde. Uma agenda organizada acaba evitando esse tipo de situação e pode estimular as pessoas a chegarem no horário acordado.

Envie lembretes eletrônicos

Outra causa de faltas em consultas médicas é simplesmente o esquecimento. Com a vida atribulada de hoje, não é raro que as pessoas simplesmente não se lembrem do dia e da hora que agendaram. Assim, um sistema de lembretes automático por e-mail pode ajudar bastante, além de reduzir o trabalho da sua equipe e os custos com telefonia. Basta que, durante o agendamento, sua secretária solicite o endereço eletrônico do paciente, e o sistema enviará automaticamente dados como dia, hora, nome do profissional e endereço da clínica.

Tenha uma política de cancelamento

É essencial ter uma política de cancelamentos, pois muitas vezes as pessoas realmente não podem comparecer no dia combinado. Por isso, peça aos pacientes que entrem em contato para desmarcar agendamentos com alguma antecedência, para que seus horários possam ser reorganizados.

Você também pode optar por cobrar a consulta  (integralmente ou um percentual do valor) em caso de não comparecimento sem dar o aviso prévio. No entanto, isso não é fácil de ser colocado em prática e pode gerar certo grau de antipatia. Reflita bem sobre o tema e informe os seus clientes sobre a política da sua clínica.

Utilize um software de gestão

Atualmente, existem diversos softwares de gestão disponíveis no mercado e vários deles são muito baratos ou até mesmo de graça. Esses sistemas ajudam a organizar a agenda da clínica e otimizam as rotinas, diminuem o trabalho dos colaboradores, evitam a marcação de consultas em duplicata, lembram da necessidade de retornos e oferecem muitos outros recursos que facilitam o funcionamento do consultório e garantem a satisfação dos seus pacientes. Se você ainda não tem um, é hora de experimentar.

Essas são algumas das formas mais eficazes de acabar com as faltas em consultas médicas. Gostou do conteúdo? Quer conhecer a melhor solução para otimizar o seu tempo e achar os melhores profissionais de saúde do mercado? Então clique aqui e descubra os benefícios da OuroTime!