Como abrir um consultório médico?

como abrir um consultório

Abrir um consultório médico não é tão simples como parece. E para abrir e manter um bom consultório é necessário saber algumas dicas.

Uma das tarefas mais complicadas para os profissionais de medicina é abrir e administrar seus próprios consultórios, pois a formação na área de saúde geralmente é muito focada nos cuidados e procedimentos humanos, deixando completamente de lado a questão empresarial.

Mas o fato é que é preciso sobreviver, não dá para trabalhar apenas por amor. São diversos aspectos envolvidos nesse momento e algumas decisões inteligentes e atitudes acertadas podem ser essenciais. Quer descobrir como abrir um consultório médico? Então confira as dicas que separamos para você:

Defina seu público-alvo

Antes de abrir um consultório médico você precisa definir seu público-alvo, afinal é ele que vai nortear todas as decisões que você vai tomar para o empreendimento: estilo, equipamentos, mobília, etc.

Se sua pretensão for uma clínica popular, com grande circulação de pacientes, a recepção precisa ser mais ampla e contar com mais lugares, por exemplo. Se sua especialidade envolve situações mais delicadas, como ginecologia ou cirurgia plástica, uma sala de estar discreta, menor e de bom gosto é primordial.

Escolha o local ideal

Depois, é hora de escolher o local. É indispensável que seja de fácil acesso para seu público-alvo, de preferência com muitas linhas de ônibus e uma estação de metrô próxima. Um estacionamento no próprio empreendimento ou ao menos nas proximidades também pode ser de grande valia. Lembre-se também que o prédio precisa estar dentro dos requisitos da lei: possuir acessibilidade e estar de acordo com o que estabelece a legislação sanitária.

Divida os gastos

Se o local que você deseja alugar for grande e comportar mais de um profissional, não hesite em dividi-lo, especialmente se você tiver amigos de confiança na área. Isso reduz os gastos, compartilha as responsabilidades, traz mais cabeças pensantes na hora da decisão e também é importe para prospectar novos pacientes, pois um médico pode indicar o outro para quem estiver com um problema que fuja um pouco do seu campo de atuação.

Acerte na contratação

A contratação de funcionários é outro ponto que precisa ser amplamente pensado na hora de decidir como abrir um consultório médico, afinal são esses colaboradores que farão o primeiro contato com os pacientes e ajudarão a mantê-los satisfeitos e fidelizados. A formação de uma boa equipe é sempre um tremendo desafio, mas essencial para uma boa qualidade no atendimento.

Cuidado especialmente no caso das secretárias: divulgue a vaga e analise criteriosamente os currículos recebidos. Peça indicações e referências para seus colegas de profissão ou até mesmo amigos e parentes. Após selecionar a melhor candidata para o cargo, contrate-a por um período de experiência.

Divulgue

O passo final para quem está pensando em como abrir um consultório médico é a divulgação. Após a instalação no local, lance mão de estratégias de marketing, mas sem se esquecer das limitações éticas que o Conselho Regional de Medicina impõe. Cartões profissionais com nome, especialidade e o endereço da clínica são um bom começo, bem como perfis em redes sociais e um website elegante para o empreendimento.

E então, descobriu como abrir um consultório médico? Seguindo essas dicas, você certamente ficará mais próximo do sucesso e poderá colher os frutos de ser um médico empreendedor! Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar sua opinião, faça um comentário aqui no blog!

Acompanhe os outros artigos do nosso blog! São temas diversos para seu consultório.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.