Como profissionais da área da saúde podem se destacar no mercado?

área da saúde

Assim como acontece na maioria das profissões, os profissionais da área da saúde precisam pensar em formas de ganhar território no mercado. Se agirem da maneira correta, o resultado é que eles serão capazes de criar uma percepção diferenciada nos pacientes e, com isso, melhorar os resultados da sua carreira. Parece complicado? Mas pode ser mais simples do que você imagina. A seguir, veja como se destacar na área da saúde e o que é preciso para isso.

A área de especialidade deve ser pensada com cuidado

O profissional de saúde tem à sua disposição um mercado muito amplo de atuação. Com tantos nichos diferentes, é muito importante saber escolher com discernimento a área de especialidade na qual atuará.

Essa escolha deve levar alguns fatores em consideração: seus interesses e aptidões, a necessidade e configuração atual do mercado — por exemplo, uma dica é investir em idosos, já que existe uma enorme carência de profissionais para área.

O que eu posso dizer nesse momento é que em nenhum momento o dinheiro valerá mais a pena do que a especialidade do que você realmente tem interesse. Não adianta em nada anos estudando, acreditando na hipótese de posteriormente ganhar mais dinheiro, sendo que você não gosta do que faz. No futuro você será infeliz e provavelmente não terá um rendimento tão bom se fizesse o que realmente tivesse interesse.

Tem muitas áreas específicas que são pouco conhecidas e pouco valorizadas. Independente do nicho que você atua, acredito que devemos sair um pouquinho da bolha em que vivemos e avaliarmos alternativa. Por exemplo: Estou buscando seriamente em fazer um curso de Libras para atender dentro da minha área, pessoas que se comunicam pelo sistema Braille. Será algo do meu interesse pois poderei atuar para realmente auxiliar pessoas e é um campo com grande demanda, sem sair da minha área de interesse. Tente verificar o que você gosta, para realmente se destacar na área da saúde e ajudar mais pessoas.

É preciso ir além da graduação para ganhar destaque

Assim como acontece em toda profissão, ficar acomodado só fará com que você seja mais um entre os profissionais de saúde. Por isso, é preciso ir além da graduação para ganhar o espaço desejado no mercado.

Fazer cursos complementares e voltados para a área de especialização escolhida, por exemplo, é uma forma de incrementar o currículo e a experiência. Mais do que isso, entretanto, é preciso pensar em obter conhecimentos mais aprofundados.

Fazer uma pós-graduação, mestrado, dourado ou pós-doutorado é uma opção que diferencia ainda mais a sua atuação, já que muitos profissionais param logo nos primeiros níveis de complementação.

Profissionais da área da saúde devem estudar novas línguas

Além de cuidar da especialização e do complemento da graduação, também é benéfico que os profissionais da área de saúde invistam em estudar novas línguas. Conhecer mais de um idioma é importante não apenas para se manter atualizado com publicações internacionais, mas também para ter acesso a novas oportunidades. Em grandes capitais existe um número razoável de pacientes que procuram especialistas que falam outras línguas.

Dependendo do seu plano de carreira e do idioma escolhido, você consegue se tornar um profissional único no mercado e que pode atuar, ainda que temporariamente, em outros países — o que além de melhorar o currículo, favorece a experiência na área.

Ter bons contatos também é importante para o destaque

Outro fator que deve ser levado em conta diz respeito aos contatos dos quais você dispõe. Na rede de contatos, conhecida como networking, você pode encontrar profissionais altamente capacitados para montar uma parceria e marcar presença no mercado, por exemplo. Manter um bom relacionamento com outros profissionais da área da saúde pode garantir uma indicação para vagas e atuações específicas. Assim, você passa a ter acesso a oportunidades que a maioria dos outros profissionais não têm e consegue se destacar.

Contar com estratégias de captação de pacientes faz a diferença

De nada adianta ter um currículo impecável e completo se os seus pacientes não souberem disso. Por isso, especialmente entre profissionais liberais e que tenham um consultório, é indispensável investir em boas estratégias de captação de pacientes.

Utilizar o marketing digital, por exemplo, é uma forma de garantir um posicionamento diferenciado no mercado. Ao investir em um aparato de marketing de qualidade, como a criação de um site e disparo de e-mail marketing, o profissional aumenta seu alcance e se diferencia. Do mesmo modo, investir na tecnologia para favorecer o marketing de relacionamento é outra forma de sair na frente dos demais profissionais do mercado.

Ganhar destaque no mercado exige que os profissionais da área da saúde adotem as técnicas corretas para que consigam apresentar seus diferenciais para os pacientes. Além de investir na especialização e capacitação, também é preciso ter uma boa rede de contatos e cuidar da captação de pacientes para garantir cada vez mais sucesso na carreira.

Aproveite e compartilhe esse artigo nas redes sociais para mais gente ficar sabendo como se tornar um profissional de saúde diferenciado!