5 medidas para encantar e reter pacientes no consultório médico

Relação médico paciente

Como encantar e reter pacientes no seu consultório?

Criar uma base de pacientes fiéis é muito mais vantajoso porque é mais barato e também porque já se conhece o histórico médico desses pacientes. Além disso, pacientes fiéis também tendem a fazer indicações para pessoas próximas, atraindo mais pessoas e diminuindo o custo de aquisição de novos integrantes dessa base.

Esses pacientes, por sua vez, são retidos quando são encantados de alguma forma pelo serviço prestado, fazendo com que seu consultório seja a escolha preferencial. Para conseguir isso, continue lendo e veja 5 medidas para encantar e reter pacientes no consultório médico.

Comece pelo bom atendimento

Todo encantamento e retenção de pacientes começa com um bom atendimento. Sem isso, o paciente se sentirá desestimulado a voltar ou mesmo a comparecer à primeira consulta, levando a uma perda de eficiência.

Por isso, é muito importante que todos os responsáveis pelo atendimento, como as secretárias, sejam treinados e capacitados para lidar com o público de maneira cordial e respeitosa. Como médico, também necessário garantir que o paciente se sinta confortável e à vontade, além de sentir que suas necessidades e problemas são realmente ouvidos.

Ao garantir esse tipo de atendimento focado na experiência do paciente e em como ele se sente, maiores são as chances de que ele escolha voltar.

Invista na pontualidade

Outro fator muito importante e que é crucial na retenção de pacientes é a pontualidade. É bem verdade que muitas vezes o atraso foge do controle, especialmente quando há uma consulta cancelada ou marcada em cima da hora, mas a verdade é que situações assim tendem a afastar os pacientes.

Assim como você, os pacientes também precisam cumprir horários e também possuem uma rotina normalmente bem estrita. Com isso, quando vão a um consultório eles esperam que sejam atendidos na hora de modo a evitar que eles passem mais tempo do que deveria.

Por isso, é muito importante administrar o tempo das consultas e também os horários agendados para que os pacientes não precisem esperar mais do que o estritamente necessário.

Garanta um ambiente agradável

Mesmo se a espera for curta ou se a consulta for mais rápida, o ambiente deve ser o mais agradável possível para permitir que os pacientes se sintam relaxados e satisfeitos.

É o caso, por exemplo, de oferecer água para os pacientes, local confortável para que eles se sentem, temperatura amena e um ambiente mais leve. A limpeza do local também é muito importante inclusive para garantir credibilidade sobre a prestação de serviços médicos.

Quando um paciente vai a um consultório no qual se sente bem apesar dos motivos que o levam até lá, portanto, maiores são as chances de que ele retorne.

Considere oferecer consultas de retorno

Em um consultório médico, poucas coisas são tão eficientes para a retenção de pacientes quando o oferecimento de consultas de retorno. Isso consiste em permitir que o paciente retorne de maneira gratuita após um exame ou após uma troca de medicação.

Para isso, basta reservar momentos específicos na agenda de modo a encaixar esses pacientes que terão consultas mais rápidas apenas para a revisão. Ao adotar essa prática, os pacientes sentem que estão sendo cuidados de maneira mais eficiente e consideram retornar outras vezes.

Use a tecnologia a favor

Não menos importante, você também pode utilizar a tecnologia a favor da retenção de pacientes. É o caso, por exemplo, de utilizar as redes sociais como uma forma de estreitar o relacionamento com os pacientes, assim como outras técnicas de marketing.

Usar um software de gestão, por sua vez, ajuda a confirmar consultas e garantir que você conheça o histórico do paciente para um atendimento personalizado e mais eficiente. Com isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada na busca de clientes fidelizados.

Encantar e reter pacientes não apenas de reduzem os custos, mas também de garantir melhores resultados para o consultório em geral, já que isso significa receber mais indicações. Para isso, investir no atendimento e no bem-estar dos pacientes assim como na construção de um relacionamento são atitudes que ajudam a garantir esse objetivo.

Você pode aproveitar para ver nosso post sobre como lidar com pacientes mais exigentes

Como você faz para reter e fidelizar seus pacientes? Compartilhe sua experiência nos comentários.